quarta-feira, 23 de dezembro de 2009



Desejo a todos um FELIZ NATAL e um óptimo ANO NOVO!
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

cartoongripesetting

 

 

Beijos, Ana Isabel

domingo, 13 de dezembro de 2009
terça-feira, 8 de dezembro de 2009

“Acredito que as pessoas inclinadas para a análise enquanto profissão têm particularmente fortes conflitos no que respeita ao seu desejo em serem conhecidas pelos outros, ou seja, conflitos relacionados com intimidade (...) em termos mais tradicionais são conflitos narcísicos sobre o voyerismo e o exibicionismo. Por que outra razão estas pessoas escolheriam uma profissão na qual passam as suas vidas a ouvir e a olhar para as vidas dos outros enquanto eles próprios permanecem relativamente silênciosos e escondidos?” (p.9)

In, Aron, L., 1991, A Experiência do Paciente da Subjectividade do Analista

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


... quem é que aqui escolhe o ponto?...
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
A 1ª convidada é a Natália Dias, que nos escreve:



"A verdadeira essência da perfeição consiste em ser amado e amar, consiste em utilizar este amor que se manifesta nas primeiras relações objectais para construir uma identidade e uma forma de estar no mundo consolidada, estável e diferenciada dos outros. Consiste em saber a medida exacta dos impulsos e do controlo. Um super ego severo mina a nossa capacidade de autonomia, a nossa liberdade de escolha, mina a nossa forma de ser, pensar e sentir... Um superego adequado fornece suporte para as nossas decisões e escolhas durante o nosso percurso... a verdadeira essência de viver está na simplicidade dos nossos actos... actos estes que devem ser elaborados... elaborados no sentido da procura do significado... mais para além disto actos que demonstram aquilo que somos e a forma como nos posicionamos face ao mundo e aos outros..."


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

There must be something the matter with him

because he hould not be acting as he does

unless there was

therefore he is acting as he is

because there is something the matter with him

*

He does not think there is anything the matter with him

because

one of the things that is

the matter with him

is that he does not think that there is anything

the matter with him

therefore

we have to help him to realize that,

the fact that he does not think there is anything

the matter with him there

is one of the things that is

the matter with him

5

I don't feel good

therefore I am bad

therefore no one loves me.

*

I feel good

therefore I am good

therefore every one loves me.

*

I am good

You do not love me

therefore you are bad. So I do not love you.

*

I am good

You love me

Therefore you are good. So I love you.

*

I am bad

You love me

Therefore you are bad.

1o

Knots, Ronald David Laing, 1970

quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Senhor com bigode ou 3 mulheres?



Casal e o rio ou o bebé?



Árvore ou 10 caras?





quarta-feira, 25 de novembro de 2009
"Alguns desafios podem parecer assustadores, mas é apenas uma questão de perspectiva...!"



Reflictam com o Harold!




Beijos
terça-feira, 24 de novembro de 2009

Para a B*
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Se Procura Terapeuta preste atenção a Fiona Wallace

http://www.lstudio.com/web-therapy/kiss-and-tell-1-of-3.html

Tudo o que uma boa terapeuta pode fazer por si...
domingo, 22 de novembro de 2009


Marido e mulher vão ao psicólogo, após 20 anos de matrimónio. Quando são questionados sobre o problema, a mulher faz uma lista longa e detalhada de todos os problemas que teve durante os 20 anos de matrimónio: ... pouca atenção, falta de intimidade, vazio, solidão, não se sentir amada, não se sentir desejada... A lista é interminável.


Quando ela termina de ler a lista, o terapeuta levanta-se, aproxima-se da mulher, pede a ela que pare, dá-lhe um abraço e beija-a apaixonadamente enquanto o marido os observa, desconfiado... A mulher fica muda e senta-se na cadeira, meio aturdida...
O terapeuta dirige-se ao marido e diz-lhe: "Isto é o que sua esposa necessita pelo menos 3 vezes por semana. Pode fazê-lo?"
O marido medita um instante e responde: "Bem, posso trazê-la aqui às segundas e quartas... Mas às sextas tenho futebol".



sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Numa aula destas, alguém ficou confuso entre o que é um objecto transicional (da teoria Winnicottiana) e um objecto tradicional (da teoria da Burrice-Humana). Eis que eu passo a explicar:



Objecto Transicional - objectos que a criança, numa fase de desenvolvimento precoce, utiliza com função de substituição da relação materna. Ex: Ursinho de Peluche, a Chupeta, uma Mantinha, etc.

Objecto Tradicional - Objectos culturais que estão enraizados num país, que a criança, numa fase de desenvolvimento precoce, se está completamente a lixar para a sua existência e significado. Ex: Bacalhau, os Pauliteiros de Miranda, Festas regionais que envolvam enchidos, Ranchos de Folclore, etc.


Ficou compreendida a diferença?



Beijos




segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Amnistia Internacional
Hoje assinala-se o Dia Internacional para a Tolerância. Este dia foi instituído pelas Nações Unidas em 1995 em reconhecimento à Declaração de Paris, na qual os Estados reafirmaram o seu compromisso no respeito pelos Direitos Humanos fundamentais e pela dignidade e valor da pessoa humana.

Infelizmente a convivência pacífica com a diferença ainda está longe de ser uma realidade. Em muitas partes do mundo existem centenas de conflitos raciais, religiosos e políticos, que alimentam a intolerância. Mas nem precisamos de uma análise tão global... quantas vezes, mesmo ao nosso lado, não presenciamos ou somos protagonistas de atitudes intolerantes?







Actor Raúl Oliveira, o Xenófobo Impossível.

Este espaço foi pensado pela primeira vez devido a uma tempestade. Uma tempestade, literalmente. Numa tarde de verdadeira revolta atomosférica que transborda numa chuva torrencial,  quatro colegas e bons amigos fogem de ter de enfrentar a tempestade. Teclam furiosamente no msn sobre as vantagens e desvantagens da recusa em calçar as galochas, vestir a gabardine, munir-se de guarda-jorros e ir à aula que os iria juntar ao vivo, ombro-com-ombro, sentadinhos em fila braço-direito-colado-ao-braço-esquerdo, e braço-esquerdo-colado-ao-braço-direito... Não vamos! E afogámos na enchente a aula... ... de ... psicologia... não vamos revelar qual para não ofender susceptibilidades pelo homicídio. Vamos construir  um blog! Era preciso estar junto. Mais junto. Reduzir a condição virtual. Sobre psicologia sim, o tema mais comum, mas com humor, com um olhar mais alargado, divertido, artístico, simbólico, contemporâneo, urbano, colorido, musical, visual, teatral, surreal, normal, gastronómico, filosófico, erótico, jornalístico, dinâmico, relaxado, guloso, histriónico, doce, comunicativo, implacável, satírico, sossegado, atento, epistemófilico e esfomeado...


Divirta-se! Derreta no seu sofá e espreite o nosso divã.




Os Divanistas,



Ana Isabel, B*, Pedro e Rosa

Bem vindo ao No divã com...

Sobre psicologia sim. O tema mais partilhado entre estes membros. Mas com humor, com um olhar mais alargado, divertido, artístico, simbólico, contemporâneo, urbano, colorido, musical, visual, teatral, surreal, normal, gastronómico, filosófico, erótico, jornalístico, dinâmico, relaxado, guloso, histriónico, doce, comunicativo, implacável, satírico, sossegado, atento, epistemófilico e esfomeado...


Divirta-se! Derreta no seu sofá e espreite o nosso divã.

Photobucket

Divanistas

Seguidores